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[Brasile] Fiat Mille Economy (Foto Ufficiali)


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Mais urbano que nunca

Ele já não é o carro mais barato, nem o mais econômico do mercado – perdeu os postos para o Effa M100 e o Kia Picanto, respectivamente. Mas o Fiat Mille ainda é o que melhor concilia preço e economia – e na linha 2009, à venda, ganhou eficiência, sem perder potência. Para isso, recebeu diversas alterações mecânicas. Entre elas, a injeção seqüencial de combustível na partida, que enche um cilindro por vez. A modificação poderia reduzir a potência, não fossem “compensações” como deixar mais leves válvulas e bielas: assim os componentes gastam menos energia para se movimentar e poupam potência do motor.

Outra solução que aperfeiçoa o desempenho do propulsor Economy 1.0 Fire Flex é o novo coletor de escapamento. Com perdas de carga menores, ele deixa a mistura ar-combustível mais limpa, pois elimina os gases da queima de forma mais eficiente. O óleo ficou menos viscoso, para reduzir o atrito entre as peças do motor, a quinta marcha foi alongada, e as mudanças não param aí. A marcha lenta passou de 850 para 750 rpm, inibindo o consumo nas paradas e arrancadas. O pneu, 5% mais leve, e a suspensão, com geometria revista, diminuem a resistência ao rolamento e melhoram a economia de combustível.

A suspensão reconfigurada deixa as rodas mais paralelas, o que pode afetar a estabilidade, segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, consultor técnico de AE. Durante a avaliação do Mille no autódromo Mega Space, em Santa Luzia (MG), não senti problemas. Mas o hatch não foi forçado, já que a idéia era analisar sua economia.

Faixa verde aponta o melhor nível de consumoPara ajudar o motorista a fazer o Mille “beber” menos, a Fiat incluiu no painel de instrumentos o “econômetro”, uma espécie de conta-giros melhorado. Seu ponteiro flutua entre as faixas verde, amarela e branca, conforme o gasto de combustível: quanto mais o indicador ficar no verde, melhor.

Nos 5,7 km do percurso proposto, a instrução era para manter a velocidade entre 50 e 60 km/h e a marcha em quarta ou quinta. Na primeira vez, não a segui, e o consumo foi de 17,3 km/l. Atenta ao econômetro, em velocidade estável, sem movimentos bruscos do volante ou forte pressão sobre o acelerador, fiz 20,3 km/h. Colegas de outras publicações atingiram até 24 km/l – mas vale lembrar que a situação não reflete o tráfego das cidades.

A Fiat diz que o Mille ficou 10% mais econômico e que o porcentual pode chegar a 20% se o condutor aproveitar ao máximo a faixa verde do marcador. Para isso, fez um guia com dicas de direção econômica e respeito ao meio ambiente, entregue junto com o veículo.

Com tantas mudanças técnicas, as estéticas foram tímidas. O Mille Fire tem nova grade, lanterna traseira fumê, calotas novas e pára-choque na cor do veículo. Já o kit Way vira versão e traz pára-choques e molduras de pára-lamas acinzentados e faixas laterais com a inscrição Way. Sem as especificações do Fire Economy, o modelo tem suspensão elevada e pneus 175/70 R 13. Com isso, a redução de consumo fica em apenas 5%.

PICANTO X MILLE

Na edição de julho, seção Caçador de Mitos, publicamos um ranking dos mais econômicos do Brasil. O vencedor foi o Mille. As medições foram realizadas com álcool, por se tratar de modelos flex. Dois supereconômicos ficaram de fora da lista por ter motor que só queima gasolina: o coreano Kia Picanto e o chinês Effa M100. Para ver como o “novo” Mille se sai diante desses campeões orientais, resolvemos medir seu consumo com gasolina. Confira os resultados.

COM GASOLINA (MÉDIO)

1o Picanto 18,3 km/l

2o Mille 17,1 km/l

3o M100 14,8 km/l

COM ÁLCOOL (MÉDIO)

1o Mille 11,5 km/l

2o 206 1.4 11,0 km/l

3o Sandero 1.0 10,7 km/l

4o Siena Fire 1.0 10,5 km/l

5o Siena ELX 1.0 10,5 km/l

6o Ka 1.0 10,4 km/l

7o Logan 1.0 10,3 km/l

8o Celta 1.0 10,1 km/l

9o Clio Sedan 10,0 km/l

10o Gol 1.0 10,0 km/l

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autoesporte

Da quanto ho capito è il MY della Mille che acquista la dicitura Economy

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oddio, me la comprerei volentierissimo. Non capisco perchè invece di questa non producano la uno II, molto più moderna esteticamente

Perchè la Uno per il Brasile si è iniziata ad evolvere dalla generazione 1.

Ed ha preso un cammino evolutivo separato dalla Uno europea, quindi non ha avuto ne potrebbe accogliere facilmente il restyling che ha portato alla nostra Uno 2^ generazione.

Leggo (più che altro faccio tradurre a Google) che la indicazione Economy è giustificata da una serie di interventi introdotti, mirati a ridurre i consumi.

Niente di ipertecnologico o di europeiggiante, ma comunque cose che dovrebbero fare un po' di differenza (come i giornalisti stessi hanno riscontrato).

Da un lato hanno agito sulla macchina: hanno messo l'iniezione multipoint al motore e hanno rifatto, migliorandola, la fluidodinamica dei condotti di scarico, hanno messo una 5^ più lunga, hanno ridotto la resistenza al rotolamento degli pneumatici sia riducendo il camber a riposo (ruote più verticali) sia adottando ruote più leggere (credo).

Dall'altro lato hanno agito sul guidatore... mettendo il caro vecchio econometro (che si vede in foto, affianco all'indicatore livello carburante), per suggerire e indurre una guida via via più risparmioso durante l'uso dell'auto.

Tutto questo, dovrebbe rendere, quella che era la vettura meno cara a listino (prima dell'arrivo della Picanto), la vettura con i consumi più bassi.

Fiat dichiara riduzioni dei consumi dell'ordine del 10% con le sole modifiche alla vettura, incrementabili al 20% se il guidatore impara a tenere d'occhio l'econometro.

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Fantastica, la mia prima macchina, una uno bianca 3P 1000 SL, avevo 18 anni e gli feci 100K km in due anni e mezzo. Quando la vendetti, aveva 230K Km e non avevo cambiato un bullone. E a 18 anni non è che le auto si trattano come si deve ........... Che bei ricordi. Comunque se oggi fosse ancora venduta in italia, la prenderei come seconda auto senza ripensamenti.

Cioa

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Quindi a quanto pare non è prevista x l'Italia....

Peccato !

Mai si sono sognati di importarla.

A inizio produzione, 20-25 anni fa, una piccola parte delle uno sul mercato italiano erano quelle Brasiliane (si riconoscono dal confano che sborda sui lati del muso), anche se non sono certo fossero prodotte in Brasile.

In brasile ha continuato costantemente ad essere prodotta, ma dopo la chiusura del capitolo Uno e anche di quello Innocenti Mille/Elba, non ha avuto ne ha più senso riportare sui mercati europei un auto come questa che, tra l'altro, non supererebbe gran parte delle nostre normative su crash test e emissioni.

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Mai si sono sognati di importarla.

A inizio produzione, 20-25 anni fa, una piccola parte delle uno sul mercato italiano erano quelle Brasiliane (si riconoscono dal confano che sborda sui lati del muso), anche se non sono certo fossero prodotte in Brasile.

.

Certo prodotte in brazil........UNO CS 3 porte motore 1116 della ritmo ne vendettero un pò mi pare appena dopo uscita la seconda serie da fine 89, erano quasi tutte grigine met

Modificato da Stefano73

Senza cuore saremmo solo macchine.......

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