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[BRA] Fiat Strada 2014 (Foto Ufficiali)


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Press release:

A picape mais vendida do Brasil chega à linha 2014 recebendo mudanças significativas e inovadoras. Sua concepção demandou planejamento, pesquisas, análise, e envolvimento de diversas áreas da empresa. E o resultado final da nova picape Strada é motivo de orgulho para a Fiat.

A grande novidade do novo Fiat Strada 2014 é, sem dúvida, a presença da terceira porta, registrando mais uma solução pioneira da marca. Disponível para as versões Cabine Dupla, ela está posicionada do lado direito e dobra o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Trata-se de um item que veio para revolucionar os conceitos de conforto e comodidade para o usuário desse segmento. É a Fiat criando tendências novamente.

Mas as mudanças foram bem mais amplas. O novo visual externo resultou em linhas mais elegantes e harmônicas, mas ao mesmo tempo, marcantes e robustas. O Fiat Strada 2014 ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras, colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral, passam modernidade ao modelo, além de contribuir com o size-impression da nova picape Strada.

A versão Working também recebeu um novo para-choque dianteiro, muito mais condizente com sua proposta de robustez e praticidade. Além das reformulações visuais citadas, uma série de detalhes inéditos, externos e internos, também foi adicionada à linha Strada 2014: abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure são alguns deles.

A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.

A nova picape Strada é o retrato mais fiel da filosofia da Fiat de manter em seus produtos os mais atuais conceitos de vanguarda e inovação. Mas é a sua trajetória que se encarrega de confirmar isso de forma absolutamente clara, já que a picape Strada é a referência do setor, com design, características e conteúdos que são únicos em seu segmento. Há 13 anos a Strada é líder absoluta entre as picapes compactas, além de ser o comercial leve mais vendido do mercado brasileiro.

Terceira porta: a única no mundo

Entre as várias inovações introduzidas pela Fiat, a que mais chama a atenção na linha 2014 é a terceira porta ― do lado direito ― para a versão Cabine Dupla. Essa foi uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia, e os maiores argumentos para a sua adoção foi a garantia de maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro, o que reforça a sua vanguarda no segmento.

A opção pela terceira porta não foi somente uma questão estética, já que foram estudados todos os aspectos construtivos do carro, dos clientes, e da sua usabilidade. No processo de desenvolvimento da picape ficou claro que a solução técnica mais adequada para o veículo seria a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.

Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. Estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro. Essa solução também aumenta a segurança do passageiro, já que o embarque e desembarque desses ocupantes são feitos exclusivamente pelo lado da calçada.

Um dos cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto.

Novo design traz caçamba maior

A picape Strada 2014 tem design mais elegante e marcante, além de uma caçamba com mais espaço para carga — ela passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado.

As laterais da nova picape Strada passaram por uma completa reformulação. Elas ganharam linha de cintura mais alta e novos vidros laterais, que se harmonizam perfeitamente com novo design 2014 do modelo.

Bem marcante, as lanternas traseiras foram inteiramente renovadas e receberam posicionamento mais elevado, compondo um visual harmônico entre as novas laterais e tampa traseira, que remetem a um design mais contemporâneo, condizente com a modernidade da picape, contribuindo ainda no size-impression do veículo.

Todas as versões ganharam novas molduras para as caixas de rodas e para a tampa traseira que, juntamente com o novo para-choque traseiro, mais envolvente, resultou um visual mais agressivo e robusto para o carro. O porta-escada e a grade de proteção do vidro traseiro também foram redesenhados. E a versão Adventure, por sua vocação off-road, ganhou também uma nova moldura no para-lama. Enquanto a versão Working, a de entrada, ganhou um novo para-choque dianteiro, na cor preta, que resultou em um visual especialmente robusto, ressaltando sua vocação profissional.

O Fiat Strada, que já era referência em termos de dimensões de caçamba e de volume de carga no segmento de picapes compactas, ficou ainda maior: cresceu oito centímetros em altura. Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta, a que obteve maiores benefícios no que diz respeito ao volume a ser transportado pode, agora, levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.

Uma lista de equipamentos muito mais completa

A nova picape Strada chega ainda mais equipada e segura. Uma grande novidade envolve o sistema de abertura da tampa de combustível, que agora pode ser feito eletricamente. Trata-se do mesmo sistema encontrado no Fiat Bravo. Essa é uma clara constatação de que mesmo sendo um veículo também voltado para o trabalho, a picape Strada ainda pode e deve ter o conforto de um automóvel de passeio.

Internamente ela ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e pomo do câmbio e manopla freio de mão na cor preta, que se alinham com o visual interno do carro e a nova composição de cores escolhidas para a linha. As versões com Cabine Dupla também ganharam quatro novos porta-objetos, e a versão Adventure recebeu quadro de instrumentos com uma grafia mais moderna ― que melhora significativamente a visualização diurna e a leitura dos instrumentos. Além disso, a Adventure equipada com câmbio Dualogic® Plus pode vir com volante multifuncional forrado em couro, com a opção de mudanças de marchas por meio de borboletas. A versão top da gama também vem de série com rodas de liga leve com aro de 16”.

Fiat Strada: gama 2014

O Fiat Strada é uma referência para o segmento de picapes pequenas em função de permanentes inovações tecnológicas e pela exclusividade de soluções e componentes. Tem visual robusto, inovador, moderno, além da grande versatilidade para o consumidor. Com três opções de cabines, três opções de motor e três níveis de acabamento, ela oferece a mais completa gama do mercado e o melhor custo x benefício para o cliente. Integra o conceito de picape que reúne capacidade de carga e praticidade para o trabalho, com o conforto e a segurança de um carro de passeio.

As três motorizações, conhecidas e confiáveis da picape Strada, estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o robusto e econômico motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que proporciona alto desempenho com baixo consumo de combustível. Com baixos ruídos e níveis de vibrações o modelo E-torQ 1.6 16V Flex desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).

Strada Working 1.4 Flex chega com um novíssimo design e continua sendo oferecida com três opções de cabine: Curta, Estendida e Dupla. Airbags frontais e freios com assistência ABS agora são itens de série em todas as versões. Na parte externa, o novo para-choque na cor preta harmoniza melhor com seu visual, que passou a ser ainda mais robusto, colaborando para compor o visual de um veículo que tem sua utilização mais voltada para o trabalho. A versão de entrada da Strada também conta com a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla, que facilita o acesso ao seu interior. Grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas também são itens de série, assim como vários outros equipamentos.

Strada Trekking 1.6 16V Flex passou por reformulações em sua gama e a partir de agora será oferecida com Cabine Dupla. Extremamente bem equipada, além de itens importantes que já constavam da sua listagem como direção hidráulica, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura, passará a contar, de série, com ar-condicionado e abertura elétrica da tampa do combustível. Por se tratar de um modelo com Cabine Dupla, também virá com a terceira porta como item de série.

Strada Adventure 1.8 16V Flex continua com as versões com Cabine Estendida e Dupla. Mas para 2014, o modelo que é topo de gama da linha passa a contar com algumas novidades. Entre seus itens de série se destacam: rodas com 16 polegadas calçadas com novos pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do combustível, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna e, também, a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla. A Strada Adventure é a picape mais bem equipada e com melhor custo benefício do mercado brasileiro.

Entre as cores disponíveis, 11 no total, o usuário da picape Strada contará com uma nova opção de lançamento, o Vermelho Opulence.

Opcionais exclusivos

Apesar de a nova picape Strada ser um dos carros mais bem equipados do mercado, o usuário pode dispor de itens ainda mais exclusivos, que não estão à disposição nos demais modelos do segmento.

Equipamento que somente a picape Strada dispõe, o diferencial blocante Locker ― dispositivo mecânico que tem a função de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas motrizes ―, chegou na linha Adventure e agora passa a ser disponível também para a versão Trekking. Ele permite que o usuário consiga superar trajetos e obstáculos que as picapes pequenas não conseguem.

O moderníssimo câmbio Dualogic Plus, que proporciona muito mais conforto para o motorista em trajetos urbanos e também facilita nas manobras, passa a estar disponível para as duas versões Adventure ― Cabine Estendida e Cabine Dupla.

Linha de acessórios

Um dos grandes diferenciais dos veículos da marca Fiat está na possibilidade do consumidor poder contar com um grande leque de alternativas de personalização. O Fiat Strada, por exemplo, conta com cerca de 40 acessórios que podem colaborar para melhorar visual, qualidade, desempenho e segurança do usuário. Entre os principais, destacam-se os acessórios Mopar: novo extensor de caçamba com dupla função, que inclui rampa de acesso; central multimídia completa com GPS, TV, câmara de ré, DVD player, MP3 e Bluetooth™.

15 anos de Strada

Um veículo extremamente versátil. O Fiat Strada é um utilitário, mas é também um automóvel, que pode ser usado no dia a dia para o trabalho, para a família, para o lazer, para aventura, ou para o transporte de cargas.

Ele foi lançado em 1998, em complementação à família Palio, em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente a picape Strada conquistou o público com qualidades que envolviam estilo, robustez, confiabilidade e versatilidade. Era econômica para o trabalho e jovem e descontraída para o lazer.

Em 1999, foi a vez do lançamento da Cabine Estendida, inédita no segmento. O modelo foi um marco em termos de diferenciação, exibindo maior praticidade e segurança e contribuindo para que o usuário passasse a perceber o Fiat Strada como uma referência no segmento.

Em 2000, a picape Strada se tornou líder de mercado pela primeira vez. Seu sucesso veio confirmar o acerto da marca para o produto e suas qualidades como veículo. Ainda neste ano, a Fiat fez a primeira reestilização na linha Palio, assinada por Giorgeto Giugiaro, e a renovação da Strada viria no ano seguinte, 2001. Um dos destaques dessa reestilização foi a apresentação da Strada Adventure, conceito muito bem-aceito pelo consumidor que seria largamente utilizado pelo mercado posteriormente.

Em 2004 a picape chega ao mercado usufruindo da sua segunda reestilização, também assinada por Giugiaro. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteúdos e um motor mais potente, o 1.8 Flex. Em 2008, foram procedidas alterações no design que deram à Strada maior tamanho e robustez. Uma Adventure completamente nova, maior, mais imponente, e com maior aptidão para superar condições adversas de terreno chegou ao mercado. Uma das grandes atrações desse modelo Adventure foi a presença do Locker ― o diferencial blocante ―, que foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de solo adversas. Ainda em nossos dias, a Strada continua a ser a única picape da categoria a contar com esse tipo de equipamento.

Em 2009 a Fiat inovou mais uma vez. Lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo à disposição do mercado. No ano seguinte, em 2011, o Fiat Strada recebeu o câmbio robotizado Dualogic® que, logo em seguida, evoluiu para o avançado Dualogic® Plus. Este câmbio proporciona ao condutor mais conforto e praticidade, tornando-se uma alternativa para os motoristas que querem conduzir seu veículo de forma manual ou automática.

A quarta reestilização da Strada aconteceu em 2012, fazendo com que design, atributos e qualidades fossem alinhados com os demais modelos da família Fiat, aumentando ainda mais sua atratividade e competitividade. Foi introduzida uma nova gama de versões que apresentavam o novo design, acabamento interno e diversos conteúdos, além de definir a Strada Working como modelo de entrada da marca no segmento. E agora, em 2013, ela ganha um novo visual e inova outra vez com a terceira porta.

Entre as picapes compactas o desempenho de vendas da Strada é notável. Suas vendas superam a soma de todos os demais modelos comercializados, chegando a uma participação de mercado de mais de 50% em seu segmento.

FIAT

Ma che bellino :)

Modificato da Pandino

My cars...

Autobianchi Y10 1.1 i.e. (1992) - Lancia Ypsilon LX BEV (2024)

 

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la cintura anteriore!

quindi, se deve scendere un passeggero della seconda fila, il passeggero seduto anteriormente deve togliersi per forza di cose la cintura? :mrgreen:

comunque un mezzo che ha avuto il suo successo anche qui da noi (ovviamente con numeri ben diversi da quelli che siamo abituati) sinceramente non mi dispiace anche se ha solo la trazione anteriore, se avessi la necessità di un mezzo da lavoro semplice ed economico da usare su strada lo prenderei sicuramente in considerazione :agree:

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quindi, se deve scendere un passeggero della seconda fila, il passeggero seduto anteriormente deve togliersi per forza di cose la cintura? :mrgreen:

E' fatto apposta! Cosi quando scende la figa che e' seduta dietro le rimane impiagliata la minigonna nella cintura di quello davanti, e quello che sta alla guida vede il mondo. Guarda il tipo come se la sghignazza gia pensando alle chiappe della garota!:mrgreen:

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