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11 ore fa, Dallebu dice:

A dire il vero in Europa ci sono motori monoalbero con variatore di fase, 1.2 e 1.4 Fire Euro 5 (chiamati Fire Evo in Brasile) ed il 1.6 E-Torq della 500X, Renegade e Tipo... 

L' E.Torque (che è monoalbero ma è 16v) non mi pare abbia il variatore.

 

Almeno per i 1.0 3 cilindri nuovi aspirati, mi pare che solo il Ford abbia il doppio variatore aspirazione/scarico.

 

Comunque se sono riusciti a tirare fuori quelle potenze(penso siano ad etanolo però, a benzina qualcuno in meno)con 2v per cilindro (con un RDC 13:1, si presume sia pure efficiente) non è affatto male, soprattutto se come dicono hanno privilegiato la coppia ai bassi/medi.

Modificato da RiRino

I motori sono come le donne, bisogna saperli toccare nelle parti più sensibili.(Enzo Ferrari)

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  • 2 settimane fa...

Una curiosità: si sa già che cambi saranno montati con i nuovi GSE? I manuali immagino 6 marce su tutti tranne il 1.0 aspirato, ma per gli automatici useranno ZF9, TCT 6 o 7 marce (se è ancora previsto il 7 marce), o Dualogic per le potenze minori?

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1 ora fa, GL91 dice:

Una curiosità: si sa già che cambi saranno montati con i nuovi GSE? I manuali immagino 6 marce su tutti tranne il 1.0 aspirato, ma per gli automatici useranno ZF9, TCT 6 o 7 marce (se è ancora previsto il 7 marce), o Dualogic per le potenze minori?

Sinceramente spero che il Dualogic venga pensionato!

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La Fiat sta presentando la nuova Uno MY 2017, con un leggero restyling e finalmente i nuovi motori 1.0 e 1.3 chiamati "FIREFLY".

Le potenze sono: 

1.0 (999cc) 3 cilindri - 72 CV a 6.000 giri (benzina) e 77 CV a 6.000 giri (Etanolo) - Coppia di 105 e 110 NM a 3.250 giri, rispettivamente.

1.3 (1.332cc) 4 cilindri - 101 CV a 6.000 giri (benzina) e 109 CV a 6.000 giri (Etanolo) - Coppia di 137 e 142 NM a 3.500 giri, rispettivamente.

Corsa e alesaggio: 86,5 x 70,0

Rapporto di compressione: 13,2:1

Omologato Euro 6, ma già pronto a soddisfare le future normative.

Durabilità minima prevista = 240.000 Km

Lo sviluppo dei motori è avvenuto basandosi su due pilastri concettuali:

Efficienza: Essere il riferimento per quanto riguarda i bassi consumi ed allo stesso tempo garantire ottime prestazioni

Affidabilità: Costruzione solida e robusta, che risulta in una grande durabilità.

Più tardi la Fiat pubblicherà una press release esclusiva per i nuovi motori, con dati tecnici dettagliati.

 

 

 

fiat_uno_2017_1.jpg

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novo-fiat-uno-2017-3-cilindros-1-774x555.jpg

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uno_way_1-0_motor_001.jpg

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uno_way_1-3_motor_001 (1).jpg

uno_way_1-3_motor_002.jpg

BlocoMotor_creditoLeoLara (1).jpg

LinhadMontagem_MotoresAposImplantaçãoPistao_creditoLeoLara.jpg

LinhaMontagem_DescargaMotorAcabado1_creditoLeoLara.jpg

LinhaMontagem_InspecaoAutomaticaQualidade_creditoLeoLara-e1473741638100.jpg

Metrologia_creditoLeoLara (1).jpg

Modificato da Dallebu
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Cita

Nova família global de motores FIREFLY, símbolo de poder e eficiência

 

O novo Uno 2017 é o primeiro modelo em escala global da FCA a receber a nova família mundial de motores FIREFLY. Ela foi desenvolvida para atender às mais rígidas normas e padrões de eficiência energética, emissões e durabilidade em todo o mundo. Os novos motores não só atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6 como já estão preparados para as próximas etapas destes programas, e foram aprovados nos rigorosos testes do mercado norte-americano, que prevê durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros.

 

Os inéditos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada – pela primeira vez usada em motores 1.0 três cilindros. Essa arquitetura resulta em potência elevada, o maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível.

 

O avançado sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina, representando o novo estado-da-arte para motores de duas válvulas por cilindro: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).

 

Os números mostram que a nova família é imbatível no torque em baixas rotações – o que permite que o motor trabalhe em giro reduzido, assegurando maior economia de combustível, menores níveis de emissões, maior silêncio a bordo e condução mais prazerosa.

 

 

De construção modular, com bloco em alumínio, esta nova família engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro nos dois casos. Essa concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode servir aos dois motores, 1.0 e 1.3.

 

Seu desenvolvimento foi pautado por dois conceitos primordiais para sua categoria:

 

·         Eficiência: ser referência em baixo consumo aliada a excelente desempenho.

 

·         Confiabilidade: construção sólida e robusta, resultando em alta durabilidade.

 

A moderna concepção da nova família também deu a estes motores a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1), acima da maioria dos motores com quatro válvulas por cilindro e injeção direta existentes no mercado global.

http://www.fiatpress.com.br/releases/gerenciarReleases.do?operation=visualizarRelease&idRelease=1679

 

Desempenho
Velocidade máxima 154 km/h (gasolina) / 157 km/h (etanol) 177 km/h (gasolina) / 177 km/h (etanol) 177 km/h (gasolina) / 177 km/h (etanol) 177 km/h (gasolina) / 177 km/h (etanol) 177 km/h (gasolina) / 177 km/h (etanol) 154 km/h (gasolina) / 157 km/h (etanol)
0 a 100Km/h 13,6 s (gasolina) / 12,5 s (etanol) 10,6 s (gasolina) / 9,8 s (etanol) 10,6 s (gasolina) / 9,8 s (etanol) 10,6 s (gasolina) / 9,8 s (etanol) 10,6 s (gasolina) / 9,8 s (etanol) 13,6 s (gasolina) / 12,5 s (etanol)
Consumo (Norma NBR 7024)
Ciclo estrada 15,14 Km/litro (gasolina) / 10,40 Km/litro (etanol) 13,70 Km/litro (gasolina) / 10,07 Km/litro (etanol) 14,05 Km/litro (gasolina) / 10,14 Km/litro (etanol) 14,05 Km/litro (gasolina) / 10,14 Km/litro (etanol)   15,14 Km/litro (gasolina) / 10,40 Km/litro (etanol)
Ciclo urbano 13,11 Km/litro (gasolina) / 9,24 Km/litro (etanol)   12,89 Km/litro (gasolina) / 9,17 Km/litro (etanol) 12,89 Km/litro (gasolina) / 9,17 Km/litro (etanol)   13,11 Km/litro (gasolina) / 9,24 Km/litro (etanol)
Consumo (Conforme PBEV / INMETRO)
Ciclo Estrada   13,70 Km/litro (gasolina) / 10,07 Km/litro (etanol)     13,70 Km/litro (gasolina) / 10,07 Km/litro (etanol)  
Ciclo Urbano   13,18 Km/litro (gasolina) / 9,31 Km/litro (etanol)     13,18 Km/litro (gasolina) / 9,31 Km/litro (etanol)  
Motor
Posição Transversal, dianteiro Transversal, dianteiro Transversal, dianteiro Transversal, dianteiro Transversal, dianteiro Transversal, dianteiro
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 3 em linha
Diâmetro x Curso 70,0 x 86,5 mm 70,0 x 86,5 mm 70,0 x 86,5 mm 70,0 x 86,5 mm 70,0 x 86,5 mm 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total 999 cm³ 1.332 cm³ 1.332 cm³ 1.332 cm³ 1.332 cm³ 999 cm³
Taxa de compressão 13,2:1 13,2:1 13,2:1 13,2:1 13,2:1 13,2:1
Potência máxima (ABNT) / regime 72 cv / 6.000 rpm (gasolina) 77 cv / 6.250 rpm (etanol) 101 cv / 6.000 rpm (gasolina) 109 cv / 6.250 rpm (etanol) 101 cv / 6.000 rpm (gasolina) 109 cv / 6.250 rpm (etanol) 101 cv / 6.000 rpm (gasolina) 109 cv / 6.250 rpm (etanol) 101 cv / 6.000 rpm (gasolina) 109 cv / 6.250 rpm (etanol) 72 cv / 6.000 rpm (gasolina) 77 cv / 6.250 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT) / regime 10,4 Kgfm / 3.250 rpm (gasolina) 10,9 Kgfm / 3.250 rpm (etanol) 13,7 Kgfm / 3. 500 rpm (gasolina) 14,2 Kgfm / 3.500 rpm (etanol) 13,7 Kgfm / 3. 500 rpm (gasolina) 14,2 Kgfm / 3.500 rpm (etanol) 13,7 Kgfm / 3. 500 rpm (gasolina) 14,2 Kgfm / 3.500 rpm (etanol) 13,7 Kgfm / 3. 500 rpm (gasolina) 14,2 Kgfm / 3.500 rpm (etanol) 10,4 Kgfm / 3.250 rpm (gasolina) 10,9 Kgfm / 3.250 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro Duas no cabeçote Duas no cabeçote Duas no cabeçote Duas no cabeçote Duas no cabeçote Duas no cabeçote
Eixo de comando de válvulas Um no cabeçote Um no cabeçote Um no cabeçote Um no cabeçote Um no cabeçote Um no cabeçote

 

Ignição
Tipo Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Robert Bosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
Combustível Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol
Injeção eletrônica Magnetti Marelli, multiponto, sequencial Magnetti Marelli, multiponto, sequencial Magnetti Marelli, multiponto, sequencial Magnetti Marelli, multiponto, sequencial Magnetti Marelli, multiponto, sequencial Magnetti Marelli, multiponto, sequencial
Câmbio
Número de marchas 5 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão 1ª – 4,273; 2ª - 2,316; 3ª - 1,520; 4ª - 1,156 5ª - 0,838; Ré - 4,200 1ª – 4,273; 2ª - 2,316; 3ª - 1,444; 4ª - 1,029; 5ª - 0,795; Ré - 4,200 1ª – 4,273; 2ª - 2,316; 3ª - 1,444; 4ª - 1,029; 5ª - 0,795; Ré - 4,200 1ª – 4,273; 2ª - 2,316; 3ª - 1,444; 4ª - 1,029; 5ª - 0,795; Ré - 4,200 1ª – 4,273; 2ª - 2,316; 3ª - 1,444; 4ª - 1,029; 5ª - 0,795; Ré - 4,200 1ª – 4,273; 2ª - 2,316; 3ª - 1,520; 4ª - 1,156; 5ª - 0,838; Ré - 4,200
Relação de transmissão do diferencial 4,067 3,933 3,933 3,933 3,933 4,067
Tração Dianteira com juntas homocinéticas Dianteira com juntas homocinéticas Dianteira com juntas homocinéticas Dianteira com juntas homocinéticas Dianteira com juntas homocinéticas Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem
Tipo Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico
             
             
fiat-uno-2017-apresentação-NA-26.jpgBlocoMotor_creditoLeoLara.jpgLinhadMontagem_MotoresAposImplantaçãoPistao_creditoLeoLara.jpgLinhaMontagem_DescargaMotorAcabado1_creditoLeoLara.jpgLinhaMontagem_InspecaoAutomaticaQualidade_creditoLeoLara-e1473741638100.jpgLinhaMontagem_TesteaFrio_creditoLeoLara.jpgMetrologia_creditoLeoLara.jpgRobot-Gantries_creditoLeoLara.jpgUsinagemBlocoMotor_BrunimentoCilindro1_creditoLeoLara.jpgUsinagemCabeçote_ImplantacaoGuiasAneis_creditoLeoLara.jpgUsinagemVirabrequim_ControleDimencionalProcesso_creditoLeoLara.jpg            
             
             
             
             
             
             
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